Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Escutatória


Primeiro post é sempre uma responsabilidade danada, porque se não for bom o suficiente quem ler nunca mais vai querer voltar a visitar o blog...rs
Igual quando vamos a uma loja em que somos mal atendidos, ou em algum restaurante e a comida é ruim.


*Depois de 1 hora juntando as palavras, digitando e apagando*

É injusto aprendermos e não compartilharmos, se você não compartilha o que aprende, na verdade não se aprendeu se apreende.

Portanto, pretendo e vou conseguir (se o pouco tempo que me sobrar permitir) publicar aqui coisas que achar legal compartilhar, sejam elas textos (meus ou não), situações, causos, imagens, vídeos etc.


Li um texto essa semana que me causou um impacto muito grande, ‘tocou na ferida’ sabe? rs

Por que quando li não vi ninguém, só eu mesma... E quando se lê um texto crítico e você vê a si mesmo é porque a coisa é séria.

Gostaria de compartilhá-lo e assim deixar a reflexão, que você questione a si mesmo e se transforme de alguma forma. Essa é a intenção.

Escutatória – Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.
Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir...
Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai querer se matricular. 
Escutar é complicado e sutil.
Diz o Alberto Caeiro que “não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma.” Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Aí a gente que não é cego abre os olhos.

Diante de nós, fora da cabeça, nos campos e matas, estão as árvores e as flores. Ver é colocar dentro da cabeça aquilo que existe fora. O cego não vê porque as janelas dele estão fechadas. O que está fora não consegue entrar. A gente não é cego. As árvores e as flores entram. Mas – coitadinhas delas – entram e caem num mar de ideias. São misturadas nas palavras da filosofia que mora em nós. Perdem a sua simplicidade de existir. Ficam outras coisas. Então, o que vemos não são as árvores e as flores. Para se ver é preciso que a cabeça esteja vazia.

Parafraseio o Alberto Caeiro: “Não é bastante ter ouvido para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.” Daí a dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. No fundo somos todos iguais às duas mulheres do ônibus. Certo estava Lichtenberg – citado por Murilo Mendes : “Há quem não ouça até que lhe cortem as orelhas”. Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos o mais bonito.




Talvez a sua ferida nem coce, é um risco que corro, mas se coçar uma de mil que aqui ler, não que eu me contente com pouco, mas sentirei que fiz a minha parte.

Já fiz a matrícula no curso de escutatória e você? :)

6 comentários:

  1. Lindo texto, pena que a gente prefere dizer mais do que escutar , saber escutar é um dom, e são para poucos, precisamos mesmo de aulas de escutatória, pq quem sabe teriamos um mundo melhor se soubessemos escutar , imagine se nossos governantes soubessem escutar ???seria a glória !!!!rsrsr, continue colocando post assim pq é muito bom e inteligente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagina só, rsrs
      vamos fazer a nossa parte enquanto cidadãos e falar até eles nos ouvirem.. uma hora escutarão!
      obrigada pelo apoio mana <3

      Excluir
  2. Adorei!!!! Vou pra esse curso também!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Bacana o texto e a idéia do blog Jéssica. Boa sorte nessa empreitada =)

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada Rafhael, vamos que vamos! :D
      Curti seus blogs também e a ideia é fantástica sobre incentivo à boa música de forma diferenciada... Nos dias atuais é difícil encontrar pessoas com bom gosto musical e fico muito feliz isso acontece!rsrs
      Beijo!

      Excluir