Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Cupcakes para Leigos


Sempre tive vontade de fazer esses bolinhos bonitinhos, fofos, coloridos e que sempre vemos vendendo no quiosque do shopping a preços exorbitantes, mas nunca tive coragem de pagar o preço e muito menos tempo e disposição para fazer os tais Cupcakes. Até que me deparei com a oportunidade de comprar as forminhas próprias pra cupcake e o fiz. Quando fui ver a receita, percebi que ia além de simplesmente ter as forminhas e vai ai um certo investimento $$$...
Calma, não se assustem, vale a pena! 
Como a minha vontade foi maior, resolvi ir na Av. 25 de março, na loja Tozaki encontrei tudo o que faltava comprar de equipamentos e ingredientes. Não pesquisei as demais lojas, mas lá quanto a artigos de festa é MUITO em conta.

Primeiro, faltava a forma de alumínio (ou inox) pois sem ela os cupcakes ficam tortos. Ela que dá a sustentação para a massa ficar no formato da forminha de papel sem entortar, além de impedir que eles cresçam demais para os lados e grudem por exemplo. Paguei na forma de alumínio R$25,00 para 12 cupcakes. (Sim, caro! Mas vai durar a vida inteira e serve pra um monte de outras receitas, rsrs)

A que comprei é igualzinha a essa!

Depois percebi que tinha que confeitá-los, pois o cupcake sem decorar é apenas um muffin sem graça...

O kit com saco e bicos de confeiteiro que comprei foi uma roubada, principalmente para quem não tem prática. Trouxe de uma marca desconhecida por ser mais barato e me ferrei. Na hora de confeitar ficou saindo pelas laterais do bico e fez uma meleca danada, por isso, sugiro que comprem a da MAGO pois ela tem como rosquear o bico ao saco, assim o conteúdo do saco não vai fugir pelas laterais... Uma maravilha! Não comprei a minha ainda, mas espero comprá-la em breve. Não to ganhando nada para promover a marca, mas realmente os produtos da Mago são bons, a não ser que encontrem semelhante e que dê a opção de rosquear também. (Se encontrarem me avisem!rs)

Nessas lojas especializadas, vende a pasta americana pronta, com diversas cores, sabores e um infinidade de jeitos, resolvi trazer a branca, pois tenho mais possibilidades de tingir e usá-las em vários tipos de cupcake. Para tingí-las trouxe o corante em gel, lá tem bastante opções de cores e esse corante em gel serve para tingir tudo relacionado à confeitaria, inclusive glacês, coberturas, massa de bolos etc ...rsrs. A DO REI!
Dizem que a pasta americana pronta e industrializada não tem gosto muito bom, embora seja a melhor opção, tem na internet algumas receitas de pasta americana caseira. Como nunca fiz então vou ficar devendo a informação se é boa ou não.

Para dar um efeito mais alegre e fofo, trouxe um confeito coloridinho, rende que é uma beleza e tem um sabor gostoso também.

Chegando em casa, feliz e contente, resolvi fazer os cupcakes... hahahahaha

1 - MASSA:

Para a massa usei a receita básica, que peguei no site Receita de Cupcake. Ela fica bem fofinha e não precisa de nenhum ingrediente em especial, você encontra tudo no supermercado com a maior facilidade!
Após a massa prontinha, despejei nas forminhas, mas CUIDADO! As minhas forminhas ficaram um pouco abertas demais e acabaram franzindo em algumas partes, assim na hora de assar acabaram ficando tortas. Outro erro foi que com medo de crescer muito, economizei na hora de encher a forminha, como essa massa não cresce tanto o bolinho ficou pequeno demais.  :(


Mas não desisti! hahahaha 

Ao fazer a 2ª rodada de cupcakes enchi mais um pouquinho do que antes e deixei as forminhas bem retas, não tem um segredo para as forminhas ficaram legais, somente desencaixe uma da outra com muito cuidado para não ficarem muito abertas e tenha paciência ao colocar na forma, ajeitando com a massa e então ficarão bem bonitos!! :)

Esses ainda são da 1ª rodada, por isso está sobrando forminha, mas é um exemplo de como a forminha deve ficar reta.

Como queria variar, guardei um pouco de massa em recipientes separados e acrescentei chocolate em pó (aquele do padre), além de corantes verde, amarelo e rosa pink. Ficaram lindas as massas por dentro. O legal dessa Massa Básica é que você pode fazer qualquer coisa com ela, colocar chocolate, côco, outras essências, cores e sabores. Vai da sua criatividade! 


2. RECHEIO:


Fiz três recheios separados, mas me arrependi depois, porque me enrolei e os recheios acabaram passando do ponto, estando melhor para fazer de docinho do que recheio. Portanto, façam uma coisa de cada vez, sem pressa e com paciência... Abaixo as receitas:
Vi alguns tutoriais na internet sobre como rechear os cupcakes e existem duas formas, com o Saco de Confeiteiro e Manualmente. Fiz das duas formas, mas como o saco de confeitar que adquiri era uma porcaria acabei não tendo sucesso na tentativa, então resolvi cortar o cupcake mesmo... É mais trabalhoso, mas o resultado é bom e o cupcake fica bem recheado. Contudo, com o saco de confeiteiro é mais prático, caso o seu não seja horrível como o meu (estou realmente inconformada com a minha aquisição! kkk).


3. COBERTURA:

Depois de deixar o cupcake ainda mais delicioso com o recheio, vamos a parte mais difícil! A cobertura. 

Vamos concordar que usar saco de confeiteiro não é fácil e coordenação motora não é todo mundo que tem... Para seu cupcake ficar tão perfeito quanto o do shopping, você deve ter paciência e treinar, pois somente com o treino ele vai ficar perfeitinho. Me iludi com essa história de perfeição e acabei desanimando, mas minha irmã falou (talvez com dó de me magoar, kk) "por ser o primeiro até que está bonito", então pensei, poxa, é só o primeiro... não é pra ser perfeito! :)
Então força na peruca e PACIÊNCIA amigo(a), decorar cupcake é difícil mas não impossível.
Primeiramente tenha um saco de confeiteiro bom e que de preferência tenha como rosquear, como já disse, para leigos é a MELHOR opção, até porque não somos chefes de cozinha (ainda!).

Fiz uma Cobertura Básica, onde não exige o tal EMULSIFICANTE (abaixo explico melhor o que é o emulsificante), mas essa receita eu não gostei... Primeiro que fica com gosto de manteiga/margarina, totalmente enjoativa e segundo a consistência não é muito legal para decorar, principalmente se estiver calor, pois ela derrete com facilidade. Mas como era o que tinha, acabei não tendo muita alternativa. Tingi um pouco com chocolate, corante amarelo e verde e o restante deixei neutro.

Dica: Treine antes de decorar em um prato raso branco ou bandeja, veja qual bico é de seu agrado, qual bico melhor se encaixa no que você deseja fazer e a internet disponibiliza uma infinidade de tutoriais de decoração, veja algumas antes, vai valer a pena.

Depois de uma lambuzeira danada, VOILÀ! 

O resultado foi esse:




E ai gostaram?? 
Para quem não conhece muito de culinária como eu e alguns ingredientes são totalmente desconhecidos, fiz a relação do que é interessante (e essencial) saber e ter para se fazer um cupcake com sucesso!

- Forma para Cupcake - Tem de 12, 24, 36 e de tamanhos variados, mas é essencial para que o cupcake fique bonitão.

- Emulsificante - Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água. (Claro que foi ctrl c+ctrl v, mas o emulsificante pode ser facilmente encontrado em supermercados ou casas especializadas em artigos de festa e afins).

- Açúcar Impalpável - É o famoso Glaçucar da União, é um açucar mais refinado que o normal, parece uma farinha e é usado para fins de confeitaria mesmo, até no mercadinho aqui do lado de casa encontrei.

- Pasta Americana - É aquela massinha comestível utilizada para confeitar bolos, muito útil para deixar seu cupcake mais chique e personalizado. Infelizmente fazer nunca tentei, mas encontrei facilmente na Tozaki e casas especializadas.

- Anelina ou Corante em Gel - É utilizada para colorir massas, coberturas e pasta americana, encontrada em casas especializadas.

- Chocolate em pó e Achocolatado - Saiba diferenciar, o chocolate é utilizado para confeitaria e o Achocolato é usado para beber com leite, rsrs, mas algumas receitas pode ser substituído. Eu não abro mão do chocolate em pó (do padre), mas se não tiver jeito, use o Achocolatado mesmo. Só não deixe de fazer! :)

Agora, o que me motivou a ter esse trabalhão todo e compartilhar isso com vocês?

Coloque uma boa música, garanta que terá todos os utensílios e ingredientes e se não tiver, use a criatividade e veja que fazer cupcake é uma terapia MARAVILHOSA!
Além de ser um ótimo negócio, opção para decoração de festas é um ótimo presente para alguém especial.


Aproveitem as dicas, divirtam-se e deliciem-se! 

E por favor, valorizem o trabalho dos profissionais confeiteiros... Agora, sei porque é tão caro comprar cupcake no shopping. kkk

Até mais! 





4 comentários:

  1. Adorei Jessica!!

    Super bem explicadinho! Treine, treine, treine! I segredo da perfeição é a repetição !!

    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a palavra, vou me arriscar no aniversário da minha mãe novamente, vamos ver! hahahaha :D
      Obrigada Duuu!

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de fazer essas belezinhas, tenho até um livro de instruções! haha, só me falta coragem :D
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse!
      Primeiramente obrigada pela visita.
      Não desista, junte coragem e faça, pois além de ser uma delicia, é delicioso fazer também.
      Boa sorte e me me conta quando fizer.
      Beijos morangaláticos :)

      Excluir